Como elaborar um curriculo

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1.    Como elaborar um bom currículo
O candidato deve começar o currículo com informações pessoais e informações para o contato caso seja selecionado.
Exemplo:
·         Nome Completo (De preferência no início do currículo, em negrito e fonte 16.)
·         Data de Nascimento
·         Endereço
·         Telefone (De preferência dois números para contato, um fixo e um móvel)
·         E-mail
·         Número de Filhos – Caso tenha
·         Especifique caso seja fumante
·         Nacionalidade
·         Estado Civil (opcional)
·         Foto( apenas se a empresa pedir)
·         Idade

2.    Objetivos e Áreas de Interesse
Nesse local o candidato deve especificar quais as áreas de interesse dentro da organização, sendo recomendado no máximo 3 áreas por ordem de interesse.
Exemplo:
·         Analista de Recursos Humanos
·         Assistente em Recursos Humanos
·         Assistente de Departamento Pessoal

3.    Experiência Profissional
Resumir em suas ultimas 3 experiências no mercado de trabalho, mesmo que seja como autônomo. Especificando a empresa, o cargo, o tempo de serviço (admissão, e demissão), e especificações do cargo que exercia.
Dê sempre preferência a áreas que você deseja ingressar.
Exemplo:
(2012 – 2016) Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Cargo: Assessor Administrativo

4.    Formação Acadêmica
Resumir as formações acadêmicas de ordem cronológica.
Exemplo:
Pós-Graduação – MBA em Psicologia Organizacional – (UNIJORGE) 2017
Graduação em Gestão de Recursos Humanos (UNIJORGE) – 2016
Técnico Administrativo (SENAC) - 2014
5.    Cursos Extracurriculares
Geralmente são os cursos menores, palestras, workshops em áreas especificas que tenham a ver com o cargo que você está buscando. Colocando qual o curso e a empresa que ofereceu. Algumas empresas pedem validade dos cursos, então se possível é bom colocar ao menos o ano de conclusão.
Exemplo:
·         Etiqueta Profissional (SENAC)
·         Departamento Pessoal (SOUL RH)
Idiomas caso possua, devem ser colocadas em outro tópico.
Exemplo: Inglês – Básico
Caso haja algum trabalho voluntário, é também importante ressaltar no currículo como atividades complementares.
6.    Erros na Elaboração do Currículo

·         Currículos devem ter sempre os dados pessoais mínimos, caso não haja é possível que logo de início o recrutador descarte o currículo e parta para o do próximo candidato. Assim como o excesso de dados também podem dar uma má impressão ao recrutador.
·         Currículos longos devem ser evitados por isso a importância de resumir ao máximo
·         Deve-se evitar currículos prontos, que são vendidos em papelaria para serem preenchidos a mão, uma vez que já existem diversos modelos editáveis que são encontrados facilmente na internet.
·         As mentiras no currículo também são malvistas pelos recrutadores, se não tiver experiência em alguma área, habilidade ou exigências do cargo, evite comentar no currículo para não ser pego de surpresa.
·         Revise o currículo antes de enviar para as empresas, prestando atenção se os contatos estão atualizados, e corrigindo os erros de português.
·         Muita informação no currículo, fontes diferentes e cores, polui o currículo. Evite ser muito “criativo” na hora da formatação do currículo.
·         Evite o contato Copiado e Colado, o famoso Ctrl+C e Ctrl+V, mostra um ar de desinteresse.
·         A falta do campo objetivo deixa o currículo vago.
·         Evite fazer um currículo para vagas de setores diferentes, currículos devem ser específicos para cada vaga que deseja concorrer, ou seja, um currículo feito com objetivo e área de interesse especifica de acordo com a vaga que deseja concorrer.
·         Utilizar autoelogios, por exemplo: otimista, proativo, etc. Só irá cansar o recrutador podendo deixar seu currículo de lado por não chamar atenção e ser comum.
·         Informações como o salário anterior e a pretensão salarial devem ser tratadas preferencialmente no momento da entrevista. Colocar um valor no currículo pode fazer com que o candidato perca oportunidades de trabalho e a possibilidade de negociar uma faixa salarial ou benefícios melhores.
·         E-mails pessoais e inadequado que utilizam em redes sociais e bate papo. Exemplo: milinhagatinha@hotmail.com devem ser evitados, pois passam um ar de desleixo e falta de profissionalismo. Crie um e-mail somente para assuntos de trabalho, a sugestão sempre do nome, seguido do sobrenome. Exemplo: camila.santana@hotmail.com

OBS:
·         Colocar sempre os subtítulos em NEGRITO e CENTRALIZADO!!!
·         Resumir o currículo em uma página. Currículos grandes demais se tornam cansativos e não específicos, seja o mais objetivo possível.
·         Evite colocar CPF e RG no currículo, por que além de ser desnecessário, isso deixa seus dados expostos quando seu currículo vai para o lixo.
·         Todas as informações (ex: experiências profissionais, cursos e formações) devem ser colocadas em ordem decrescente, ou seja, sempre do último para o primeiro.

·         A única rede social recomendada para colocar nos currículos é o LinkedIn, que é própria para as conexões em ambientes de trabalho, com profissionais e empresas. 

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Sherry London

Sherry London
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